Novidade photokina: apresentação da Leica M9 Titanium, edição especial de 500 exemplares

21 setembro 2010, terça-feira . Leica

 Leica M9 Titanium

 A Leica M9 “Titanium” Edition é uma edição limitada de  500 unidades em todo o Mundo - um kit câmara/objectiva, fruto de uma colaboração próxima com Walter de'Silva, chefe da equipe de designers do Grupo Volkswagen.

O seu design único, a selecção de materiais, e todo o completo sistema de transporte, sublinha a classe dos produtos e da marca Leica.

A Leica M9 "Titanium" é uma re-interpretação da máquina fotográfica Leica M9, segundo o designer Walter de'Silva, cujo resultado está à vista: um máquina fotográfica de rara beleza e exclusiva.

Leica M9  "Titanium" Preço sob consulta

Vídeo de apresentação da Leica M9 "Titanium"

Todas as partes visíveis da câmara são fabricadas em titânio. Uma sobre camada aplicada por uma empresa especializada Suíça, torna as peças em titânio ainda mais resistentes. Uma placa de protecção do monitor é fabricada a partir de vidro Safira, particularmente robusto e resistente a riscos. Como identificação o mesmo tem uma marca em forma de diamante gravada numa das extremidades do vidro.   

O conceito de design é fruto da colaboração com Walter Maria de’Silva, chefe de Design do Grupo Wolkswagen. O resultado é uma aparência ergonómica, precisa, e lógica, sem no entanto fugir do carácter intrínseco da câmara de telémetro.

Detalhes distintamente acentuados em redor do ponto de manuseamento da câmara são parte integrante da sua aparência.

O completamente novo sistema de iluminação das linhas de enquadramento através de LED’s vermelhos, permite a omissão da janela de luz, tornando o aspecto frontal da câmara ainda mais simples. Um aspecto adicional inclui o redesenhado logo Leica, com alto polimento e agora posicionado ao centro, imediatamente acima da objectiva.

Todos os elementos de controlo da câmara foram de novo abordados na sua forma e função e naturalmente revistos.

Como exemplo, não só foram eliminados a manivela selectora de caches enquadramentos e a rosca para cabo de disparo, mas também foram feitas alterações ao design do botão central de ajustes, e ao conjunto de quatro botões adjacente ao monitor.

 leica M9 titanium edição especial

A sapata de flash tem gravado, além do número de série também, um outro número especial de 001/500 a 500/500 que inicia com o número 4.000.001  

Couro genuíno, igual ao usado nos interiores dos carros topo de gama da Audi, foi utilizado para o revestimento da câmara e do seu sistema de transporte. O couro do corpo da câmara foi moldado com um padrão em forma de diamante para realçar e melhorar as características de manuseamento.  

A objectiva Leica Summilux-M 35mm f/1.4 ASPH.

Também foi revista com uma ênfase especial no design para que se ajustasse ao estilo da câmara. Desta forma, o anel das distâncias está somente gravado em metros, tendo sido revisto também a escala de profundidades de campo.

De forma a garantir um visionamento sem obstruções através do visor, o para sol redondo, tem quatro orifícios cortados na sua circunferência. Todas as partes metálicas visíveis da objectiva e do para sol, são em titânio reforçado com sobre camada adicional para realçar as propriedades de resistência intemporal.

Objectiva Leica Summilux-M 35mm f/1.4 ASPH

 

Foi dada uma atenção muito particular não só ao design da câmara mas também à forma de ser manuseada. É de notar neste aspecto o inovador suporte de ombro que permite um acesso rápido á câmara quando é acoplada a pega em couro. A pega, disponibilizada em dois tamanhos, permite ao fotógrafo um suporte seguro e máximo controlo da câmara.

Em alternativa às ilhoses tradicionais de suporte da correia do sistema M, Walter de’Silva colaborou com os engenheiros da Leica na concepção e design de um completamente novo sistema de suporte da câmara, reduzido a um único elemento de suspensão no corpo da M. Como alternativa, a câmara pode ser transportada verticalmente fazendo acoplar uma correia de ombro ao mecanismo rápido de ilhoses no corpo da Leica M9 Titanium.

A Leica M9 Titanium inclui:

uma tampa do corpo em Titânio
uma tampa da sapata de flash em Titânio
uma bateria recarregável de iões de Lítio
um carregador de bateria compacto
manual de instruções
licença para Adobe Photoshop Lightroom
cartão de garantia, e certificado de autenticidade.

Também inclui os seguintes acessórios:

suporte de câmara de ombro
correia de ombro e duas pegas - tudo em couro
um livro especial que acompanha o kit
uma mala feita à mão

 descarregar pdf com mais informação Descarregar folheto da Leica M9 titanium (em inglês)

Saber mais sobre a Leica em Portugal 

Regressar aos posts »