A Panasonic aumenta a sua gama de câmaras mirrorless com as novas LUMIX S5II e S5IIX

09 janeiro 2023, segunda-feira . Novidades , Panasonic , Panasonic

 

A Panasonic apresenta duas novas incorporações na sua gama de câmaras mirrorless da série Lumix S: a Lumix S5IIX em preto mate e a Lumix S5II de estilo clássico.

Com um desempenho melhorado tanto em fotografia como em vídeo e uma mobilidade leve, estas câmaras L-Mount foram projetadas para atender às exigências dos criadores de conteúdos mais ambiciosos, oferecendo uma relação qualidade-preço excecional. 

 

 

 

Com sistema AF com deteção rápida da fase híbrida, I.S. Ativo melhorado e sensor CMOS full-frame de 24 MP recentemente desenvolvido e melhorado.

 

  • Definir novos padrões no desempenho da Lumix AF 

 

 Apresentando um novo Venus Engine desenvolvido no âmbito da parceria da Tecnologia L2 entre a Leica e a Lumix e um novo sensor de 24 MP, a Lumix S5II e a S5IIX são as primeiras câmaras Lumix a oferecer focagem automática com deteção rápida da fase híbrida (PDAF).  

 As novas câmaras usam um novo sistema de AF de Fase Híbrida que combina a PDAF (focagem automática com deteção rápida) com a AF por Deteção de Contraste. Rápido e fiável, com uma medição de 779 pontos, o novo sistema consegue detetar objetos em condições difíceis, como pouca luz ou contraluz e, uma vez bloqueado, continua a segui-los mesmo com outros objetos em movimento no enquadramento. Também está disponível a AF contínua durante o zoom1 e microajuste de AF. 

 

1 As objetivas zoom convencionais requerem uma atualização de firmware para utilizar a AF contínua durante o zoom. 

 

  • Múltiplas funções de vídeo e opções de gravação 

 O novo processador confere às novas Lumix capacidades de gravação de vídeo que incluem 10 bits internos 4:2:0 6K (3:2) e 5.9K (16:9) a 30 fps e 4:2:2 C4K e 4K a até 60 fps. Graças ao novo sistema de dissipação de calor, a câmara incorpora um novo ventilador localizado no topo do visor, que permite tempos de gravação ilimitados1 sem aumentar o tamanho do corpo da câmara. Os novos modelos também permitem a gravação HFR (High Frame Rate) até 120 fps e captura Slow & Quick até 180 fps. 

 

A Lumix S5IIX tem capacidade para gravar 5.8K Apple ProRes para SSD através de HDMI ou USB e ALL-Intra Recording. Além disso, este modelo permite a saída de vídeo RAW Apple Pro Res para o gravador Atomos. Também suporta streaming IP por cabo2 ou sem fios e USB tethering. 

 

Ambos os modelos apresentam uma ampla gama de perfis de imagem, incluindo V-Log/V-Gamut para mais de 14 passos de alcance dinâmico, bem como uma nova função LUT em TEMPO REAL que permite que as LUT de gradação de cores sejam carregadas num cartão SD diretamente na câmara para gravar já com esses parâmetros em vez de o fazer na pós-produção. 

Em resposta às solicitações de utilizadores profissionais, foram adicionadas funções como o monitor em forma de onda (Waveform Monitor), o vetorscópio (Vector Scope) e o padrão zebra (Zebra Pattern), bem como caraterísticas como a frequência do sistema (24.00 Hz) e Synchro Scan. 

 

 

Ambas as câmaras oferecem gravação de áudio clara e realista de 48 kHz/24 bits com microfone incorporado ou microfone externo, enquanto a gravação de alta resolução de 96 kHz/24 bits é possível com microfones externos e XLR. 

 1 Quando a câmara é utilizada a uma temperatura de funcionamento recomendada de 0-40 ºC, a gravação de vídeo 6K e 5,9K a 30p/25p para quando o tempo de gravação contínua exceder 30 minutos se a [Gestão Térmica] estiver ajustada em [STANDARD]. 

2 Requer um adaptador USB-LAN, vendido separadamente. 

 

 

 

  • Desempenho profissional em fotografia e vídeo 

 

 Graças a uma série de caraterísticas novas e melhoradas, a recém-lançada Lumix proporciona um desempenho excecional de fotografia e vídeo, incluindo disparos contínuos de alta velocidade até 9 fps com obturador mecânico e 30 fps com obturador eletrónico (consegue captar até 300 imagens). Além de um modo de alta resolução de 96 megapixéis (JPEG/RAW) e sensibilidade Dual Native ISO, que minimiza o ruído e permite um ISO máximo de 51200 (204800 no ISO alargado), as Lumix S5IIX e S5II também apresentam um sistema de estabilização de imagem melhorado que permite trabalhar manualmente sem tripé numa ampla diversidade de condições e situações.

 

O novo Estabilizador de Imagem Ativo proporciona uma gravação de vídeo altamente estável através da otimização da correção horizontal, vertical e rotacional. Com uma compensação até 200% em comparação com a estabilização convencional, o I.S. Ativo é especialmente eficaz em condições difíceis para a gravação de mão livre, tais como quando se usa a teleobjetiva ou se grava enquanto se caminha.  

 

1 De acordo com as normas CIPA [Orientação Yaw/Pitch: distância de focagem f=200 mm, quando se utiliza a S-E70200. O firmware deve ser atualizado para a versão mais recente. 

 

2 Em comparação com a Lumix S5. Distância focal de 20 mm, quando se utiliza a S-R2060. 

 

  • Manuseamento superior e opções para operar com uma só pessoa 

Ambos os modelos oferecem uma experiência de disparo que permite aos criadores de conteúdos obter ótimos resultados com o mínimo esforço de trabalho, graças a funções como AWB Lock, MF Assist (disponível tanto para vídeo1 como para fotografia) e uma nova função Live Crop, que grava sequências de vídeo usando toda a superfície do sensor e permite ao utilizador recortar posteriormente as imagens 4K e FHD. 

 A facilidade de utilização é ainda mais melhorada com o novo joystick de 8 direções, com o mostrador de controlo ampliado, com o monitor tátil de ângulo livre de 3,0 polegadas e com o grande ecrã OLED Live View de 3.680.000 pontos. 

 

 

1 Até 60p. Não funciona no modo de velocidade de fotogramas variável. 

 

 

  • Líderes em fiabilidade e conectividade  

 

A robustez do corpo das câmaras com a estrutura dianteira e traseira em liga de magnésio resistente a salpicos e ao pó*1, permite suportar as situações de gravação mais adversas. 

A conectividade foi melhorada em relação à LUMIX S5. As Lumix S5IIX e S5II apresentam um terminal HDMI tipo A de grandes dimensões e USB 3.2 Gen 2 de alta velocidade, além de um suporte de bloqueio do cabo para evitar puxões e perdas de conexão indesejadas. A conectividade sem fios também foi melhorada com Wi-Fi 5GHz2 que se junta à de 2,4 GHz para oferecer uma comunicação rápida e estável com smartphones e tablets. 

A ranhura dupla para cartões SD (ambas UHS-II) suporta gravação em memória, gravação com cópia de segurança e gravação por atribuição (fotografia/vídeo) e a bateria de alta capacidade de 2200 mAh pode ser recarregada através de CA ou USB. 

 

1 A resistência ao pó e aos salpicos não garante que esta objetiva não se possa danificar se estiver em contacto direto com o pó e a água. 

2 O Wi-Fi 5GHz não se encontra disponível em alguns países. 


GALERIA DE FOTOS

 

 

 

Regressar aos posts »