Nova Leica M-D

28 abril 2016, quinta-feira . Fotografia , Leica , Novidades

LEICA M-D – A nova câmara de telémetro Leica sem monitor
 

LEICA M-D – A nova câmara de telémetro Leica sem LCD

A Leica Camera AG acrescenta uma nova câmara à família do sistema de telémetro Leica com o lançamento da nova Leica M-D (Typ 262). Esta nova câmara junta-se à Leica M, M (Typ 262), M-P (Typ 240) e M Monochrome (Typ 246), aumentando para cinco o número de câmaras da gama M.

A Leica M-D é o primeiro modelo de produção em série, da família M, sem LCD. A sua localização na parte de trás da câmara foi ocupada com o botão de sensibilidade ISO, uma das poucas, mas essenciais, funcionalidades da nova câmara. Embora a M-D possua todas as vantagens técnicas do sistema de telémetro, ela omite intencionalmente todas as funções não essenciais, ficando reduzida aos parâmetros mais importantes da fotografia - velocidade de obturador, abertura, distância e sensibilidade ISO - permitindo que o utilizador se concentre no essencial: a imagem.

As funções técnicas da Leica M-D são baseadas nas da Leica M (Typ 262). Tal como outras câmaras M, a Leica M-D (Typ 262) possui um sensor CMOS full-frame de alta resolução, dedicado exclusivamente à fotografia de telémetro, não suportando gravação de vídeo nem Live View. A sua resolução de 24 megapíxeis assegura uma excepcional qualidade de imagem e extrema sensibilidade à luz. O seu processador Maestro assegura um processamento rápido da informação da imagem captada. As exposições são gravadas exclusivamente como informação RAW, no formato DNG. Isto permite aos fotógrafos efectuarem os ajustamentos típicos às fotografias digitais no software de pós-processamento.

O grande foco 'Das Wesentliche' é imediatamente reconhecido no design da câmara. A Leica M-D expressa pureza funcional e claridade formal, possuindo características de design como o desnivel da placa de topo que lembra o design da Leica M9. O logotipo vermelho Leica foi omitido da parte frontal da câmara, favorecendo a sua aparência discreta.

Juntamente com o seu visual puro, o seu obturador silencioso garante igualmente uma captação imperceptível. Uma vantagem valiosa em situações fotográficas onde a discrição é essencial. Juntando a tudo isto, a câmara tem como característica o sistema de armar o obturador particularmente silencioso em modo de disparo único, e que permite ao obturador uma frequência de duas imagens por segundo, e em modo continuo, a M-D tem a mesma sequência de disparo que a sua congénere, mas com uma frequência de três imagens por segundo.

A Leica M-D está agora para venda. A câmara vêm com uma correia de transporte em cabedal granulado.

 

Especificações técnicas   LEICA M-D (Typ 262)
 
Tipo de câmara:   Câmara digital com visor sistema telemétrico.
 
Montagem de objectivas:   Baioneta Leica M, com sensor adicional para leitura de código 6-bit.
 
Sistema de objectivas:   Leica M 16-135mm.
 
Sensor de imagem:   CMOS, aprox. 23.9 x 35.8mm (corresponde ao formato utilizável dos modelos analógicos M).
 
Resolução:   5976 x 3992 píxeis (24MP).
 
Formato:   DNG™ (informação RAW), comprimido sem perdas, JPEG.
 
Tamanho de ficheiro:   Depende do assunto.
 
Memória buffer:   1GB
 
Armazenamento:   Cartões SD até 2GB / Cartões SDHC até 32GB / Cartões SDXC.
 
Medição de exposição:   Luz ambiente: Através da objectiva (TTL) com diafragma de trabalho. Luz flash: Medição TTL com unidades de flash standard compatíveis com o sistema SCA-3000/2.
 
Principio/Método de medição:   Medição da luz reflectida nas lâminas da primeira cortina do obturador para uma célula de medição: vincadamente balançada ao centro.
 
Gama de medição:   À temperatura ambiente com humidade normal e com ISO 200.
- Com diafragma 1.0 e EV0 ou diafragma 32 com EV20, o LED triangular intermitente no visor indica que os valores de luz estão abaixo da gama de medição.
 
Gama de sensibilidade:   ISO 200 a ISO 6400, pode ser definido manualmente em 1/3 de ISO.
 
Modo de exposição:   Escolha de controlo automático da velocidade do obturador com a pré-selecção manual de abertura - prioridade de abertura A, ou velocidade do obturador manual e ajuste de abertura.
 


Controlo da exposição do flash:
   
Montagem da unidade de flash:   Via sapata de acessórios com contactos centrais e de controlo.
 
Sincronização:   Na primeira cortina de obturador.
 
Tempo de sincronização do flash:   1/180s; velocidades de obturação mais lentas podem ser utilizadas se o tempo de sincronização não for encontrado: comutação automática para o modo TTL de flash linear, com HSS compatível com o sistema de flash Leica.
 
Medição da exposição do flash:   Com unidades de flash compatíveis, controlo com medição central-ponderada pré-flash TTL.
 
Compensação da exposição do flash:   Unidades de flash com as especificações apropriadas: em todos os modos ±3EV em 1/3 de EV.
 
Avisos no Modo flash:   - Flash pronto: (LED) Símbolo de flash constantemente iluminado no visor
- Exposição correcta: Depois do disparo o LED fica muito iluminado ou piscando rapidamente
- Subexposição: O LED desliga temporariamente.
 


Visor de telémetro:
   
Principio do Visor de telémetro:   Linhas largas luminosas de enquadramento no visor com compensação de paralaxe.
 
Lente ocular:   Calibrado a -0.5 dioptrias; lentes correctoras disponíveis desde -3 a +3 dioptrias.
 
Limitador do campo da imagem:   Activando duas linhas delimitadoras: Para 35 e 135mm, para 28 e 90mm, ou para 50 e 75mm; mudança automatica quando a objectiva está acoplada; cor da linha de enquadramento: branco.
 
Compensação de paralaxe:   A diferença horizontal e vertical entre o visor de telémetro e a objectiva é automaticamente equilibrada movendo a linha de enquadramento de acordo com a definição de distância relevante.
 
Visor de telémetro e imagem actual:   A 2m, a linha de enquadramento corresponde exactamente ao tamanho do sensor de aprox. 23,9 x 35,8 mm; Ao infinito, depende da distância focal, aprox. 7,3% (28 mm) a 18% (135 mm), é registada mais informação pelo sensor do que a indicada pela linha de enquadramento, e ligeiramente menos informação é registada para distâncias mais curtas do que 2m.
 
Ampliação:   0.68 x (Para todas as objectivas).
 
Telémetro de base larga:   Imagem telemétrica dividida ou sobreposta mostrada em destaque no centro da imagem do visor de telémetro.
 
Base de medição efectiva:   47.1mm (base de medição mecânica de 69.25mm x ampliação do visor de telémetro de 0.68x).
 
Display:   Display digital de 4 dígitos, com mostragem de pontos acima e abaixo.
 


Sistema de obturação:
   
Obturador:   Obturador de plano focal com movimento vertical.
 
Velocidades de obturador:   Prioridade à abertura: (A) contínua desde 60s a 1/4000s., com definição manual: 8s a 1/4000s em meios, B: Para exposições longas até 60s, (1/180s): Velocidade de obturador mais rápida para sincronização de flash, modo de flash linear HSS possível com todas as velocidades de obturador mais rápidas do que 1/180s, com unidades de flash Leica com especificações apropriadas.
 
Activação do botão de obturador:   Através de motor integrado, operação de baixo ruído.
 
Botão de obturador:   Duas etapas, 1. Activação da medição de exposição e bloqueio de exposição (no modo de prioridade de abertura), 2. Resolução.
 
Ligar e desligar a câmara:   Através do botão principal no painel superior da câmara. Reactivação ao tocar no botão do obturador.
 
Fonte de alimentação:   1 bateria de lítio recarregável, com voltagem de 7.4V, capacidade de 1800mAh, capacidade indicada no visor de telémetro, condições de operação (na câmara): 0° - 40°C; Número de modelo: BP-SCL2; Fabricante: PT. VARTA Microbattery, Fabricado na Indonésia.
 
Carregador:   Entrada: 100-240V AC, 50/60Hz, 300mA, ou 12V DC, 1.3A; Saída: Corrente directa de 7.4V, 1000mA/max. 8.25V, 1100mA; Condições de operação (carregamento): 10° - 30°C; Número de modelo: BC-SCL2; Fabricante: Guangdong PISEN Electronics Co., Ltd., Fabricado na China.
 


Corpo da câmara:
   
Material:   Corpo todo em metal, em magnésio e alumínio, com revestimento exterior em cabedal, Painel de topo e base em latão, com acabamento preto lacado.
 
Suporte para tripé:   A ¼ (¼“) DIN, em aço inoxidável.
 
Condições de operação:   0° - 40°C
 
Interfaces:   Sapata de acessórios ISO
 
Dimensões (Largura x Profundidade x Altura):   Aprox. 138.6 x 42 x 80mm

 
Peso:   Aprox. 720g (com bateria)
 
Conteúdo da embalagem:   Carregador 100-240V com dois cabos de alimentação (Europa, USA, diferentes para alguns mercados de exportação), bateria, correia de transporte, cobertura da baioneta, cobertura para sapata de acessórios.
 

 

[Informação]
Leica Camera AG: https://en.leica-camera.com/

[Contacto]
Para mais informações, por favor contacte:

LEICA/Comercialfoto, Lda. (Representante/Distribuidor exclusivo LEICA para Portugal) - http://www.comercialfoto.pt/
Pedro Franco - Gestor Produto LEICA - pedrofranco@comercialfoto.pt
Rui Machado - Responsável de Marketing e Comunicação - ruimachado@comercialfoto.pt

 

Regressar aos posts »