Teste comparativo da Revista Inglesa Advanced Photographer

02 novembro 2012, sexta-feira . Sigma , Fotografia

Sigma 70-200mm f/2.8 DG USM OS

A Revista Inglesa Advanced Photographer, uma prestigiada revista Inglesa no segmento profissional, colocou a Sigma 70-210 OS 2,8 em primeiro lugar  num teste comparativo entre as seguintes Objectivas Tele Zoom:

Até aqui nada de surpreendente, todos os que trabalham com esta Objectiva SIGMA estão conscientes da sua qualidade. A  Objectiva 70-200mm 2.8 EX DG OS HSM CANON que até já tinha sido premiada nos Eisa Awards 2011-2012 como a melhor objectiva do seu segmento.

Além disso também a qualidade da objectiva CANON  é muito aproximada da Sigma.

O que se destaca realmente é impressionante é a diferença de preços com que estas objectivas se apresentam no mercado. 

Objectiva de melhor qualidade por um preço muito mais Baixo!

A Objectiva SIGMA custa cerca de 40% menos do que as Objectivas Canon e Nikon 70-200mm do mesmo segmento, sem prejuízo da qualidade.

O que diz a revista Advanced Photographer sobre a Objectiva Sigma

“ Esta objetiva representa a primeira tentativa de um fabricante de segunda linha, de desafiar as grandes marcas de câmaras fotográficas com uma Tele Zoom, rápida, luminosa, carregada de especificações, mas a um preço mais baixo,fica a cerca de metade de preço da equivalente da marca Nikon ou Canon.  Apesar do preço a Sigma não comprometeu na qualidade nem nas especificações. A objetiva tem um abertura 2.8 em todas as distâncias focais, uma excelente focagem ultrasonic, com “manual override”, e a grande vantagem que é o sistema de estabilização OS da marca, com um desempenho magnífico a quatro diafragmas, mesmo fotografando sem tripé.

A única coisa que falta a esta objectiva é um revestimento “all weather”, mas a grande questão é de facto a qualidade de imagem. A Sigma não se poupou neste ponto, e incorporou três elementos óticos ( lentes) SLD, e dois FLD ( com características “fluorite”) num total de 22.

O design é diferente do das rivais, pois o grupo de focagem está por trás do sector do zoom, o que resulta num anel de focagem manual mais fino, colocado por trás do controlo do zoom. Ambos giram na mesma direção da objetiva Canon, mas oposta à  da objectiva Nikon.

Quanto à nitidez, avaliem vocês próprios, pelos nossos testes  - teste comparativo da revista Advanced Photographer -  mas fica bem próxima das concorrentes. Tem uma pequena perda nos cantos, quando na abertura máxima, mas considerando que a utilização de uma objetiva deste tipo raramente lida com objetos fora da zona central, ou os mesmos estarão desfocados em aberturas máximas de qualquer forma, esta Sigma tem muito que se lhe diga.

Noutras áreas onde poderá haver cortes nos cantos como vinhetagem ou distorção, esta objetiva está ao nível das outras, sendo que a única crítica que temos se prende com uma modesta habilidade para focagem macro. A objetiva perde distância focal, em distâncias de focagem curtas. A baixo dos 3 mts, a distância focal de 200mm, é cerca de 180mm real, resultando que à distância mínima de foco de 1,2mt o rácio de reprodução é de somente 1:6,8. A este nível desaponta um pouco, mas por outro lado a objectiva Nikon ainda é pior.

Esta objetiva da Sigma é uma classe, e dado ao seu preço bem mais baixo que as concorrentes “de marca”, oferece a melhor opção de compra, saindo assim vitoriosa neste nosso teste"

 

 descarregar o PDF com o artigo original em inglês »

Regressar aos posts »