Grande Novidade - Leica Q

10 junho 2015, quarta-feira . Fotografia , Leica , Novidades

Nova Leica Q - Pioneira por tradição

A Leica Camera AG, Wetzlar, apresenta a primeira câmara de uma nova linha de câmaras digitais compactas. Com um sensor full-frame e uma objectiva rápida com uma distância focal clássica, a Leica Q destaca-se pelo seu manuseamento rápido e intuitivo. A sua objectiva Leica Summilux 28 mm f/1.7 ASPH. é ideal para situações de luz limitada, e possui um ângulo de visão que reproduz cenas com proporções e perspectivas naturais, tornando esta câmara perfeita para fotografia de rua, arquitectura e paisagem. Juntamente com um sensor full frame CMOS de 24 MP, esta câmara oferece exposições com detalhes ricos, muito baixo ruído e com óptima qualidade a sensibilidades ISO 50,000. A Leica Q oferece as maiores liberdades criativas, mesmo para grandes ambições fotográficas, graças à prática funcionalidade de mudar entre focagens macro, automática e manual.

Para que nunca seja perdido o momento decisivo, a câmara compacta full-frame Leica Q possui o autofocus mais rápido da sua classe e oferece uma precisão de focagem quase em tempo real. Ao mesmo tempo, o seu processador de imagem recém desenvolvido da familia Leica Maestro II, adaptado especialmente para a Leica Q, processa a informação a partir do sensor a uma grande velocidade e faz até 10 imagens por segundo em alta resolução. De forma a permitir o controlo fiável na composição do assunto a esta velocidade, a Leica Q inclui também um visor integrado com uma resolução de 3.68 MP. Até o mais pequeno detalhe a qualquer exposição é mostrado sem qualquer atraso, assim que a câmara é colocada aos olhos do utilizador.

O selector de enquadramentos digitais da Leica Q oferece ainda mais possibilidades criativas - o enquadramento alternativo do assunto pode ser seleccionado premindo apenas um botão. Com uma distância focal de 28 mm, a objectiva desta câmara oferece o equivalente ao captar com objectivas de 35 mm e 50 mm. Da mesma forma que com uma câmara com visor de telémetro, os fotógrafos poderão continuar a ver o que está a acontecer fora das linhas de enquadramento, permitindo reagir muito mais rapidamente a alterações dentro e à volta do assunto. O enquadramento seleccionado é preservado nos ficheiros de imagem JPEG, enquanto os ficheiros RAW no formato DNG gravam todo o campo captado pela objectiva de 28 mm.

A Leica Q leva em frente a tradição da Leica de redução ao essencial, em termos do seu design. O selo de qualidade “Made in Germany” garante que apenas são utilizados os melhores materiais na sua construção, garantindo uma durabilidade excepcional. A placa de topo é fabricada a partir de blocos de alumínio sólidos, o corpo é feito de liga de magnésio, e todas as letras e marcações são gravadas a laser. O apoio para o polegar na parte de trás da câmara e o padrão de diamante do seu revestimento garantem um apoio seguro da câmara, e demonstram claramente que a forma e a funcionalidade Leica andam sempre de mãos dadas.

Todas as funcionalidades da Leica Q são claramente definidas e logicamente colocadas para garantir uma ergonomia perfeita. O conceito claro de menu fornece rápido acesso a todas as funções essenciais, e oferece também opções programáveis: por exemplo, a configuração dos limites de autofocus, por acesso rápido. Em alternativa, o ecrã táctil pode ser utilizado para focar a olho, ou o ponto de focagem pode ser seleccionado com um simples toque. No modo de focagem manual, o Live View oferece duas opções de ajuda adicionais de focagem electrónica: O Focus Peaking mostra pontos focados com nitidez no assunto, através de limites coloridos, e em Live View Zoom, o fotógrafo pode verificar simultaneamente as zonas da cena mais bem focadas, com uma ampliação até 6x. Com a Leica Q, os fotógrafos tem sempre tudo sob perfeito controlo, mesmo sem opções de ajuda electrónica. Os dois parâmetros essenciais na fotografia: abertura e velocidade de obturador, podem ser lidos e configuradosa partir dos seus elementos de controlo correspondentes - mesmo com a câmara desligada.

A elevada velocidade e o inconfundível "bouquet" da objectiva da Leica Q revelam igualmente as suas qualidades únicas na captação em modo vídeo. O vídeo gravado em full HD com a Leica Q é indistinguível do vídeo profissional. Dependendo da cena, os utilizadores podem escolher entre 30 e 60 imagens por segundo, para a gravação de vídeo no formato MP4. O filtro de ruído de vento integrado assegura um som limpo e cristalino.

A Leica Q possui um módulo Wi-Fi integrado para a transferência remota de imagens e vídeos para outros dispositivos, e para o controlo remoto por WLAN a partir de um smartphone ou tablet. A app da Leica Q para esta funcionalidade pode ser transferida a partir do website da Leica. Esta app permite igualmente a configuração de parâmetros, tais como, a abertura e a velocidade do obturador a partir de um dispositivo móvel.

Características Técnicas:

  • Sensor de imagem CMOS, com 26.3 MP totais e 24.2 MP efectivos.
  • Suporte para cartões de memória SD/SDHC/SDXC.
  • Visor integrado com resolução de 3.68 MP
  • Módulo Wi-Fi integrado (requer a transferência da app da Leica Q).
  • Objectiva Leica Summilux 28 mm f/1.7 ASPH., 11 elementos em 9 grupos, 3 lentes asféricas.


O Adobe® Photoshop® Lightroom® é uma solução profissional para o fluxo de trabalho digital, para Apple Mac® OS X e Microsoft Windows®, que está também incluído no pacote da Leica Q. Este software de processamento de imagem digital oferece uma gama de funções para a gestão, tratamento, e apresentação de imagens digitais. Os clientes da Leica Q poderão transferir gratuitamente o software a partir do website da Leica após registarem a sua câmara.

Está igualmente disponível para a Leica Q, uma extensa gama de acessórios, que inclui um estojo every-ready, um holster, um protector e uma mala (todos fabricados com o melhor cabedal preto, exclusivamente para a Leica Q). Esta gama inclui também sacos de vários tamanhos e estilos, correias de mão e correias de transporte. Este portfólio inclui igualmente o flash Leica SF 26, um punho, tripés table-top e travel e uma selecção de cabeças de rótula. Tal como a câmara, cada item na gama de acessórios para a Leica Q é funcionalmente concebido para um manuseamento fácil e fabricado apenas com os melhores materiais, garantindo versatilidade, fiabilidade e uma longa utilização.

 

Regressar aos posts »