Sandisk - Promove a criação de um Padrão Aberto para optimizar a largura de banda móvel

04 março 2011, sexta-feira . Sandisk

A Sandisk , inserida em grupo da indústria, propõe  a criação de um Padrão Aberto para optimizar a largura de banda móvel 

Mobile World Congress, em Barcelona, 14 Fevereiro 2011

No Mobile World Congress, em Barcelona, 14 Fevereiro 2011 o recém-formado Grupo de Indústria que inclui alguns dos líderes da indústria  propôs um Padrão Aberto para optimizar a largura de banda móvel e melhorar a experiência do utilizador

O grupo de trabalho - IEEE P2200 -  que actualmente inclui a SanDisk, o SoftBank Mobile, a Sony Pictures Entertainment e a Orange, irá conduzir o desenvolvimento do padrão HQME.

O objectivo é enfrentar os desafios crescentes de eficiência de gestão e fornecimento de dados em redes móveis para dispositivos, tais como Smartphones, tabletes pcs, ipads e similares.

 

Alta Qualidade Experiência Mobile - HQME  

HQME é a sigla  para  "Alta Qualidade Experiência Mobile", que não é mais que um padrão da indústria, que utiliza propostas locais de armazenamento e de conteúdo inteligente para aliviar o congestionamento da rede e acelerar a entrega de dados para os dispositivos móveis.

O padrão HQME visa criar um ambiente mais agradável para a experiência multimédia móvel, de forma a tornar mais eficiente a transmissão de conteúdos e reduzir o impacto negativo na rede global.

Segundo a Cisco, o tráfego de dados móveis em geral deve crescer para 6,3 exabytes por mês até 2015, um aumento de 26 vezes ao longo de 2010. Isto represnta uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 92 por cento de 2010 a 2015.

Este problema afecta todos os membros do ecossistema móvel, incluindo os proprietários de conteúdo, operadoras móveis, fabricantes de equipamentos, fornecedores de memória e programadores de aplicações móveis e requer uma  abordagem colectiva dos lideres desta indústria para ser eficaz e sustentável , segundo  Flint Pulskamp, diretor de pesquisa, semicondutores de comunicações com e sem fio, a IDC da CISCO.

 

A solução proposta

Sob a proposta de norma IEEE P2200, a memória no dispositivo móvel é vista como o 'último nó na rede'. Isto aplica-se a aplicações compatíveis com download de conteúdo quando o dispositivo móvel estiver ligado à rede eléctrica e Wi-Fi ,em vez de em horas de ponta no dia seguinte.

Preventivamente o download de conteúdos para o armazenamento local do dispositivo vai permitir aos consumidores acesso ao conteúdo desejado, contornando os obstáculos associados com o congestionamento da rede móvel em horas de ponta.

Segundon Susan Kevorkian (directora de pesquisa IDC),  a inovação que o novo padrão - HQME - introduz é o alinhamento dos fornecedores na entrega de conteúdos para minimizar os inconvenientes associados com a capacidade limitada das redes móveis quando ocorre a aquisição de excessos de conteúdo. 

A Coordenação inteligente de entrega com antecedência de conteúdos para o armazenamento no dispositivo local permite aos consumidores desfrutar de seus vídeos, jogos, revistas, livros e música, podendo ajudar as operadoras móveis e fornecedores de serviços a reduzir a rotatividade, melhorando a qualidade.

 

 

Resolver o problema da  largura de banda em equipamentos móveis exige o esforço de toda a indústria

A importância deste tipo de solução padrão vai crescer com a adopção da banda larga móvel forprolífera em dispositivos preparados para operar em conjunto com serviços de entretenimento móvel .

A iniciativa HQME e os respectivos resultados finais vão demorar ainda algum tempo, mas já foram feitos progressos signigicativos, com a organização colectiva da indústria para propor uma solução padronizada que vise aumentar a satisfação do cliente.

Resolver o problema da  largura de banda em equipamentos móveis exige o esforço de toda a indústria, e esse é o objectivo por trás do comité de direcção HQME , segundo Robert Khedouri, Vice-Presidente e General Manager,  da área de software e soluções da SanDisk.

O grupo de trabalho - IEEE P2200 -  que actualmente inclui a SanDisk, o SoftBank Mobile, a Sony Pictures Entertainment e a Orange, irá conduzir o desenvolvimento do padrão HQME.

O comité de direcção é responsável pela coordenação do corpo de padrões e o desenvolvimento de modelos de negócio que aplicam a norma IEEE P2200 

Os detalhes da especificação IEEE P2200 pode ser encontrada em standards.ieee.org

"Num mundo cada vez mais móvel e ligado, é essencial trabalharmos juntos em todos os sectores para encontrar as soluções que vão dar aos consumidores a qualidade, confiaça e escolha que eles merecem", disse Mitch Singer, director de tecnologia da Sony Pictures Entertainment e presidente do Entretenimento Digital Content Ecosystem.

"A adopção de multimédia móvel vai crescer enormemente nos próximos anos, e precisamos oferecer aos nossos clientes a melhor experiência de utilização", disse Guillaume de Riberolles, vice-presidente de multimédia móvel, da Orange.

"Trata-se antecipar as necessidades dos nossos clientes e atendê-los exactamente com o que querem, e quando querem", disse Khedouri da SanDisk. "Quer ver que o novo episódio de seu programa de TV favorito? Já está lá! É para essas soluções que estamos  a investigar"

 

Sobre a SanDisk

A SanDisk  é líder mundial em cartões de memória flash - desde, a sua pesquisa, fabricação total e comercialização no retalho mundial.
O portfolio de produtos SanDisk inclui:

PDF ilustrativo da gama actual de cartões SanDisk para fotografia

Regressar aos posts »