Regulamento do 1º Concurso de Fotografia Sigma

Concurso Sigma 

A SIGMA PORTUGAL/COMERCIALFOTO, LDA, promove o 1º.CONCURSO NACIONAL DE FOTOGRAFIA SIGMA.

O concurso de fotografia SIGMA, é promovido com a intenção de permitir a todos os fotógrafos, sejam profissionais ou amadores, participar num concurso que tem como objetivo a promoção da fotografia, como atividade cultural, profissional ou recreativa.

O Júri do concurso SIGMA integra importantes personalidades, incluindo fotógrafos profissionais especializados em cada um dos temas a concurso: João Cosme, Pedro Brum e Fernando Guerra como fotógrafos e ainda o CEO da Comercialfoto Sr. João Carlos Pinto e o Prof. José Fabião da Escola ETIC.
Este concurso decorrerá entre os dias 01 de Maio e 31 de Agosto de 2016 e terá como temas:

  • PATRIMÓNIO HISTÓRICO de Portugal e do Mundo
  • EXPRESSÕES de Portugal e do mundo
  • NATUREZA viva de Portugal e do mundo

Estando este concurso aberto a todo o tipo de fotógrafos, nacionais e internacionais, profissionais e amadores, pretende o mesmo premiar as capacidades técnicas, criativas e naturais do verdadeiro fotógrafo dentro de cada um de nós, incentivando uma arte que cada vez mais faz parte do nosso dia-a-dia.

Para participar no concurso deverá ...


Ser maior de 18 anos e preencher a ficha de pré-inscrição
A inscrição é validada aquando da entrega dos trabalhos que deverá ocorrer até ao último dia do concurso, em 31/08/2016.
Para participar basta que efetue a pré-inscrição e envie até três fotografias, com os seus dados, para a morada indicada no regulamento, até ao dia 31 de Agosto de 2016.
Poderá participar com apenas uma foto por tema.

As fotografias podem ter tratamento digital, desde que o mesmo não interfira com a naturalidade e forma da mesma.
A leitura do regulamento do concurso é essencial, para poder participar!
São aceites fotografias com qualquer equipamento fotográfico, ou que permita tirar fotografias.



Regulamento do Concurso

1. ENTIDADE ORGANIZADORA
O Concurso de Fotografia SIGMA é uma iniciativa do seu distribuidor exclusivo em Portugal, SIGMA Portugal/COMERCIALFOTO, Lda. (NIF 503907200).

2. TEMAS

  • PATRIMÓNIO HISTÓRICO de Portugal e do Mundo
  • EXPRESSÕES de Portugal e do mundo
  • NATUREZA viva de Portugal e do mundo

3. OBJETIVO DO CONCURSO
Premiar as capacidades técnicas, criativas e naturais do verdadeiro fotógrafo dentro de cada um de nós, que serão avaliadas por um júri especializado, que segundo os critérios mencionados no ponto 7., escolherá os trabalhos que melhor representem estas capacidades.
As fotografias premiadas, bem como uma seleção parcial ou total das restantes fotografias, poderão ser divulgadas através de uma exposição pública de fotografia e através dos meios de comunicação social que a SIGMA e a Comercialfoto entendam efetuar. Caso entenda, a SIGMA Portugal/Comercialfoto, Lda. poderá publicar os trabalhos internamente ou externamente, nomeadamente através da publicação de um livro com as fotografias premiadas e com uma seleção parcial ou total das restantes fotografias presentes a concurso.

4. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
4.1. A inscrição no 1º. Concurso Nacional de Fotografia SIGMA é gratuita.
4.2. Podem participar todos os fotógrafos profissionais e amadores, portugueses e estrangeiros.
4.3. Todos os participantes deverão ter idade igual ou superior a 18 anos.
4.4. Encontram-se excluídos de participar, os funcionários da Comercialfoto, Lda., e os elementos do Júri, bem como os respetivos cônjuges (não separados de pessoas e bens) e outros parentes ou afins na linha reta ou no 2º grau da linha colateral.
4.5. Os participantes tem de ser os autores das fotografias e ter direitos sobre as mesmas.
4.6. As fotografias apresentadas a concurso deverão ser originais e não poderão ter sido anteriormente submetidas a um concurso de fotografia.
4.7. É permitida a produção e apresentação de trabalhos fotográficos tratados digitalmente, desde que não altere a naturalidade e forma da mesma (Em caso de dúvida o júri é soberano na sua decisão.)
4.8. Ao enviar as suas fotografias, está a confirmar que não contêm:

  • Algo suscetível de violar os direitos de terceiros
  • Imagens que contenham cenas de nudez, locais ou algo que possa ser considerado obsceno imoral ou de qualquer forma impróprio
  • Pessoas reconhecíveis, lugares privados, a menos que seja possível garantir que essas pessoas, ou lugares, concederam ou tenham todas as autorizações necessárias para a utilização e publicação das fotografias no âmbito do 1º. Concurso Nacional de Fotografia SIGMA 2016
  • Obras de arte, a menos que seja possível garantirem que lhe foi concedida uma autorização de utilização e publicação dessas obras de arte no âmbito do 1º. Concurso Nacional de Fotografia SIGMA 2016
  • Logótipos ou nomes de marcas a menos que seja possível garantir que lhe foi concedida uma autorização de utilização e publicação desses logótipos ou nomes de marcas no âmbito do 1º. Concurso Nacional de Fotografia SIGMA 2016.

5. FORMA DE PARTICIPAÇÃO
5.1. As fotografias e restantes documentos de inscrição deverão ser enviados para:

  • Comercialfoto, Lda.
    Natura Towers
    Rua Frederico George, nº 39, 1º B, Alto da Faia
    1600-468 Lisboa
    Portugal

5.2. Cada participante poderá apresentar até 3 (três) fotografias, uma por cada tema, impressas e acompanhadas pelo respetivo suporte digital (obrigatório).
5.3. As imagens digitais deverão ser entregues com uma resolução mínima de 300 dpi, no formato mínimo para impressão de 20x30 e o máximo de 40x50 (preferencialmente 30x40cm), a preto e branco ou cor, com ou sem margem.
5.4. A identificação do autor deve ser feita com pseudónimo, em cada foto e no envelope com os dados pessoais.
5.5. Cada fotografia deverá ser impressa e guardada de forma digital com os seguintes dados:

  • Pseudónimo
  • Título da fotografia
  • Tema a que se candidata
  • Data da fotografia

5.6. A inscrição considera-se completa com a respetiva pré-inscrição e com a apresentação das 3 fotografias, o seu suporte digital e um envelope com o nome do pseudónimo no exterior.
5.7. A SIGMA Portugal/Comercialfoto, Lda. reserva-se o direito de desqualificar participações incompletas ou que não cumpram qualquer parte ou o todo destes regulamentos.

6. ENTREGA DOS TRABALHOS
6.1. Ao entregar as suas fotografias e a completar a sua inscrição, declara aceitar este regulamento do 1º. Concurso Nacional de Fotografia SIGMA e passará automaticamente a participar no mesmo, no qual se habilita a poder ganhar prémios SIGMA.
6.2. Não será feita qualquer confirmação de receção das inscrições e/ou comunicação de possíveis desqualificações, ficando as mesmas no entanto registadas.
6.3. Todas as pré-inscrições deverão ser efetuadas antes da data do envio dos trabalhos e da respetiva confirmação da inscrição, sendo que as participações deverão ser enviadas entre 01 de Maio de 2016 e 31 de Agosto de 2016.

7. COMPOSIÇÃO E COMPETÊNCIAS DO JÚRI
7.1. O Júri de reconhecida idoneidade será constituído por:

  • Sr. João Carlos Pinto, CEO da Comercialfoto, Lda.;
  • Prof. José Fabião, ETIC;
  • João Cosme, Fotógrafo Profissional;
  • Pedro Brum, Fotógrafo Profissional;
  • Fernando Guerra, Fotógrafo Profissional.

7.2. A organização do concurso pode, a qualquer momento, alterar a composição do júri caso as circunstâncias assim o exijam.
7.3. O Júri deliberará até ao dia 30 de Setembro de 2016 e verificará a conformidade formal e substantiva dos trabalhos de acordo com o presente regulamento, apreciará a qualidade técnica e artística das fotografias, ponderando, e atribuindo os prémios estabelecidos.
7.4. O Júri reserva-se, por maioria de votos, o direito de não atribuir prémios se a falta de qualidade dos trabalhos o justificar; pela mesma forma, poderá decidir atribuir prémios ex-aequo.
7.5. Do resultado do concurso, o Júri lavrará a competente ata fundamentada, que será assinada por todos os seus membros.
7.6. O Júri poderá, se assim o entender, atribuir diploma(s) de “Menção Honrosa” a trabalhos que, por unanimidade, sejam considerados merecedores dessa distinção, à qual não terá, necessariamente, correspondência pecuniária.
7.7. As decisões do júri, tomadas por unanimidade ou maioria, serão finais e não será aceite qualquer reclamação.

8. PRÉMIOS
Serão atribuídos os seguintes prémios ao primeiro lugar de cada tema:


  • PATRIMÓNIO HISTÓRICO de Portugal e do Mundo
    • SIGMA 35mm F1.4 (Art) DG HSM

  • EXPRESSÕES de Portugal e do mundo
    • SIGMA 50mm F1.4 (Art) DG HSM

  • NATUREZA viva de Portugal e do mundo
    • SIGMA 24-105mm F4 (Art) DG HSM

9. PREMIADOS
9.1. A divulgação pública dos resultados será feita no dia 22/Outubro/2016, durante a EXPOSYNC (Salão das tecnologias Audiovisuais eMusicais, fotografia e Multimédia) a realizar de 20 a 23 de Outubro na FIL - Lisboa
9.2. Os premiados serão informados obrigatoriamente por email e/ou contacto telefónico, na data de divulgação dos resultados.
9.3. Os prémios deverão ser levantados pelos premiados, ou por um seu representante, devidamente identificado e com autorização escrita para o efeito.
9.4. Os fotógrafos premiados poderão ter o conjunto das três fotografias que levaram a concurso exposta  na EXPOSYNC .

10. DIREITO DE AUTORIZAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DOS TRABALHOS FOTOGRAFICOS
10.1. Com a apresentação a concurso, os participantes autorizam tacitamente A SIGMA Portugal/Comercialfoto, Lda., a expor os seus trabalhos, bem como à sua eventual divulgação e reprodução, em edições, publicações, catálogos, exposições, cartazes, meios gráficos promocionais e outras iniciativas, nomeadamente através da internet, por si promovidas ou dadas a promover, desde que devidamente identificado o autor (salvo se este indicar por escrito não querer ser identificado).
10.2. A SIGMA Portugal/Comercialfoto, Lda. compromete-se a mencionar sempre o nome do autor da(s) fotografia(s) nas utilizações que dela(s) venha a fazer, renunciando este a receber qualquer contrapartida financeira ou de qualquer outra forma (pecuniária ou não), considerando ambas as partes que o objetivo dessas publicações, edições e outras seja de exclusivo interesse cultural, promocional e social.
10.3. Os vencedores poderão ter que assinar e devolver no prazo de 5(cinco) dias uteis, após notificação por e-mail, conforme referido anteriormente, o seguinte:

  • Declaração de elegibilidade,
  • Isenção de responsabilidade,
  • Autorização de publicidade,
  • Garantia de propriedade,
  • Licença em que o participante garante ser ele o proprietário da fotografia, que possuí todos os direitos de propriedade intelectual apresentados na fotografia, que concede á SIGMA Portugal/Comercialfoto, Lda. de forma irrevogável, perpétua e mundial, licença não-exclusiva para reproduzir, distribuir, exibir e criar trabalhos derivados da fotografia (juntamente com um crédito de nome) sem remuneração ou outra qualquer contrapartida (pecuniária ou não).

10.3.1. A não execução e entrega de todos e quaisquer documentos exigidos pela, e para a SIGMA Portugal/Comercialfoto, Lda., no prazo determinado pode resultar em desqualificação do concurso, e a consequente escolha de um potencial vencedor alternativo, caso assim seja decidido pelo júri.

DISPOSIÇÕES FINAIS
1. A participação dos concorrentes no concurso implica a aceitação sem reservas, de todas as disposições deste regulamento.
2. Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pelo Júri.