Nova Leica SL (typ601)

20 Outubro 2015, terça-feira . Leica , Novidades

 

LEICA SL - A câmara sem espelho que redefine os padrões da velocidade, qualidade de imagem e versatilidade

Wetzlar, 20 de outubro de 2015. O Leica SL-system, marca o início de uma nova era de fotografia profissional “Made in Germany”. A câmara sem espelho Leica SL é impressionante no que toca às suas inovações e à sua excepcional qualidade. O seu sensor CMOS full-frame de 24 MP e os seus componentes em perfeita sintonia, desde objectivas de qualidade superior ao seu visor electrónico, garantem um desempenho de imagem excepcional.


Visor electrónico EyeRes e ecrã táctil para total controlo das fotografias

Concebido especialmente para a Leica SL, este visor electrónico é o primeiro da sua gama a possuir tecnologia EyeRes. Com um tempo de atraso abaixo do limiar de percepção, uma impressionante resolução de 4.4 milhões de píxeis e uma ampliação reminiscente de uma câmara de médio formato, este visor electrónico oferece uma experiência visual inteiramente nova e inúmeras vantagens: a imagem final é visível no visor antes se ser premido o obturador, permitindo um óptimo controlo da imagem final em qualquer situação. O visor EyeRes é activado simplesmente olhando através dele. Para além do visor electrónico, a Leica SL possui igualmente um ecrã táctil de 2,95”, com um ângulo de visão de até 170º, que permite a visualização fiável de imagens e navegação eficiente pelo menu táctil.


Processador Maestro II para um máximo desempenho

O processador de alto desempenho Maestro II permite que a câmara responda instantanêamente a todos os comandos, permitindo que os fotógrafos captem objectos em movimento rápido. Juntamente com buffer de memória de 2GB, o processador possibilita a captação de exposições consecutivas a taxas de até 11 frames por segundo, com uma resolução total de 24 MP, e a captação de vídeo 4K com uma taxa de 30 frames por segundo. As imagens podem ser guardadas em simultâneo para um cartão de memória SD, tanto nos formatos JPEG e DNG, em linha com o standard UHS II. Graças ao seu processador da série Maestro II, a Leica SL alcança actualmemteo melhor desempenho possível na classe das câmaras profissionais, sublinhando o carácter inovador da câmara.


Sensor CMOS de 24MP para uma qualidade excepcional de imagem no formato full-frame de 35 mm

O sensor CMOS full-frame de 24 MP assegura uma impressionante gama dinâmica, uma excelente reprodução de contrastes, uma nitidez excepcional, a mais elevada resolução e imagens sem ruído em quase todas as condições de iluminação. O obturador oferece velocidades desde 30 minutos até 1/8000 segundos. O sensor revela todo o seu potencial, em combinação com as objectivas Leica SL, especialmente em situações de pouca luz, e cativa os utilizadores com exposições atmosféricas de qualidade superior, com definições ISO até um máximo de 50.000. Para além disso, é optimizado para a utilização de objectivas Leica M, suportando todas as suas funções na maxima plenitude, oferecendo uma excelente qualidade de imagem com a qual a Leica nos brinda há mais de 100 anos.


A nova estrela de cinema: vídeo profissional em resolução cinematográfica

A Leica SL é muito mais do que uma câmara fotográfica profissional com capacidade de gravação de vídeo: a SL responde às mais rigorosas exigências dos cineastas. Graças ao seu sensor CMOS de 24 MP e ao seu processador de alto desempenho, da série Maestro II, a Leica SL permite a produção de vídeos profissionais com resolução 4K. Os vídeos podem ser gravados em UHD a 30 frames por segundo, ou até mesmo em Cine4K a 24 frames por segundo. Em full HD, a Leica SL grava vídeos a até 120 frames por segundo, utilizando toda a área do sensor. Aqui, o conceito de manuseamento lógico e intuitivo da câmara faz uma distinção clara entre a captação de fotografias e a gravação de vídeos. Assim que é seleccionado o modo de vídeo, o ecrã mostra apenas as informações relativas à gravação de vídeo, tais como, “safe area”, relação de aspecto, função “zebra” e nível de gravação do microfone. É possível conectar um microfone externo, podendo o nível de gravação de áudio ser definido sem aceder ao menu. Os vídeos podem ser produzidos no formato 4:2:2 10-bit, em resolução 4K sobre HDMI 1.4.


Corpo de alumínio para um desempenho robusto na fotografia diária

A resistência e a robustez estão desde o início no foco do desenvolvimento da Leica SL. Os componentes do corpo fabricados a partir de alumínio sólido e os selantes de grande precisão à volta dos botões e das lentes oferecem uma óptima protecção contra o pó, a humidade e salpicos de água, protegendo a tecnologia sensível no interior. Ao mesmo tempo, o mecanismo de limpeza ultra-sónico integrado remove a poeira e a sujidade do sensor. O vidro que cobre o ecrã táctil é extremamente resistente a riscos e possui um revestimento anti-reflexo. Todas estas propriedades fazem da Leica SL uma ferramenta ideal para a utilização nas condições diárias mais duras que os fotógrafos profissionais enfrentam. Na interacção entre seu design funcional clássico e as suas linhas distintas, a Leica SL é outro exemplo da bela arte da engenharia Leica.


Uma nova geração de objectivas para uma excelente qualidade de imagem

A combinação do desempenho de imagem excelente e a focagem automática mais rápida actualmente possível fazem da operabilidade da Leica SL uma experiência totalmente nova, permitindo aos fotógrafos produzirem imagens com uma qualidade nunca antes vista no formato 35 mm. Fiéis aos princípios da Leica, as novas objectivas específicas para a Leica SL são distinguidas pela precisão óptica e mecânica superior. Com a sua vasta gama de distâncias focais e alta velocidade, a Leica Vario-Elmarit-SL 24-90 mm f/2.8-4 ASPH. é a objectiva de zoom standard ideal no portfólio Leica SL-System. A gama de zoom da objectiva Leica APO-Vario-Elmarit-SL 90-280 mm f/2.8-4 segue directamente após esta, e o portfólio de objectivas actual é arredondado à Leica Summilux-SL 50 mm f/1.4 ASPH., a nova objectiva de referência para esta distância focal. Outras objectivas para a Leica SL seguir-se-ão.

A compatibilidade excepcional do Leica SL-System garante aos fotógrafos o acesso a quase todas as objectivas Leica já fabricadas. Por exemplo, todas as objectivas para a câmara Leica T podem ser utilizadas sem um adaptador.

Para a utilização de objectivas Leica S, M e R é necessário o adaptador apropriado, assim como para objectivas de outros fabricantes.

Disponibilidade:

  • Corpo Leica SL (Typ 601) - 16 de Novembro de 2015.
  • Objectiva zoom Leica Vario-Elmarit-SL 24-90 mm f/2.8-4 ASPH. - 16 de Novembro de 2015.
  • Objectiva Leica APO-Vario-Elmarit-SL 1:2,8-4/90-280mm ASPH. - disponível no segundo trimestre de 2016.
  • Objectiva Leica Summilux-SL 1:1,4/50 mm ASPH. - disponível no último trimestre de 2016.


 

 

 

Especificações técnicas da LEICA SL (Typ 601)

Objectiva:    
Montagem:   Leica L-Mount
Objectivas compatíveis:   Leica Vario-Elmarit-SL 24–90 mm f/2.8–4 ASPH.
Leica APO-Vario-Elmarit-SL 90–280 mm f/2.8–4
Leica Summilux-SL 50 mm f/1.4 ASPH.
Objectivas do Leica T Camera System
Objectivas Leica M com adaptador Leica M para T
Objectivas Leica S com adaptador Leica S para L
Objectivas Leica R com adaptador Leica R para L
Objectivas Cine Leica com adaptador Leica PL para L
     
Sensor:    
Tipo:   Sensor CMOS 24 MP (24 x 36 mm)
Resolução:   Full Frame (24 MP): 6000 x 4000 Pixel, APS-C (10 MP): 3936 x 2624 Pixel
Filtro:   IR, sem filtro Lowpass
ISO:   ISO 50 - ISO 50000
Limpeza de sensor:   Incorporado
     
Processador:    
Tipo:   Séries Leica Maestro II
RAM interna:   2 GB: 33 ficheiros DNG ou 30 ficheiros JPEG e DNG
     
Imagem:    
Formato:   JPEG, DNG
Profundidade de cor:   14 bit (DNG), 8 bit (JPEG)
JPEG:   Color Space Adobe RGB, ECI RGB, sRGB
     
Vídeo:    
Formato:   MP4, MOV
Resolução:   4K (4096 x 2160) @ 24 fps
4K (3840 x 2160) @ 25 e 30 fps
1080 @ 24, 25, 30, 50, 60, 100 e 120 fps
720 @ 24, 25, 30, 50, 60, 100 e 120 fps
Taxa de bits:   8 bit (em gravação); 10 bit (HDMI, modo de visualização)
Amostragem de cor:   4:2:2/10 bit (apenas HDMI)
4:2:0/8 bit (em gravação no cartão SD)
Vídeo:   V-Log L gama seleccionável
Áudio:   Manual/Automático; Microfone stereo, 48 kHz, 16 bit, eliminação de vento
Áudio externo via adaptador:   Audio-In (tomada de 3,5 mm), Audio-Out (tomada de 3,5 mm)
Tamanho do vídeo:   Duração máxima: 29 minutos
Tamanho máximo: 4 GB
     
Visor Viewfinder electrónico:    
Resolução:   SXAG, 4,4 MP
Tamanho:   0.66”
Ponto de observação:   20 mm
Campo de visão:   37º
Ampliação:   0,80 x (com lente de 50 mm ao infinito, -1 dpt)
Cobertura de campo:   100%
Correcção de dioptria:   - 4 a +2
Sensor de olho:   Sim
     
Live View:   Modos de operação: Video-Live-View e Photo-Live-View separados; Taxa de frames: até 60 fps; Simulação de exposição disponível; Informações opcionais: Focus Peaking, Histograma, Clipping/Zebra, Nível, Grelha (3 x 3,6 x 4), Aspect Ratio (1,33:1; 1,66:1; 1,78:1; 1,85:1; 2,35:1; 2.4:1), Safe Area (80%; 90%; 92,5%; 95%)
     
Armazenamento:   Suporte SD 1 (UHS II), com velocidade de gravação máxima de 100 MB/s; Suporte SD 2 (UHS I), com velocidade de gravação máxima de 30 MB/s
     
Focagem:    
Tipo:   Contraste AF
Modos de focagem:   AF-S (prioridade à focagem), AF-C (prioridade ao obturador), MF e Touch-AF
Modos AF:   Estático, Dinâmico (tracking), Automático (Detecção de rosto)
Tamanho AF:   Ponto, Campo, Zona (9 Campos)
Etapas AF:   37 ou 49 Campos
Lâmpada auxiliar de focagem:   Incorporada
     
Exposição:    
Modos de Exposição:   Modo de programa (P), Modo de prioridade à velocidade do obturador (T), Modo prioridade à abertura (A) e Modo manual (M)
Modos de medição da exposição:   Área central, Multizona, Ponto
Compensação da exposição:   ± 3 EV em 1/3 ou 1/2 pontos EV
Bracketing de exposição:   3/5/7 imagens em 1/2/3 pontos de abertura; JPEG-HDR
     
Balanço de brancos:   Auto Preset, Luz do dia 5200 K, Nublado 6000 K, Sombra 7000 K, Tungsten 3200 K, HMI 5600 K, Fluorescente quente 4000 K, fluorescente frio 4500 K, Flash 5400 K, Greycard, Temperatura de cor manual 2000 K a 11500 K
     
Obturador:    
Tipo:   Obturador focal plano
Modos:   Único, “S” lento contínuo (4 fps), “M” médio contínuo (7 fps), “F” rápido contínuo (11 fps), Temporizador de 2 s, Temporizador de 12 s, Intervalo, Bracketing de exposição, Exposições temporais até 30 minutos
Velocidade do obturador:   1/8000 seg. até 60 seg., Exposições temporais até 30 minutos, Taxa máxima de 11 fps,
Garantia:   2 anos ou 200.000 disparos
     
Flash:    
Interface:   X-jack standard; Sapata com contactos Sync. e TTL-Mode
Sincronização-X:   1/250 s
     
Wi-Fi:   Incorporado, IEEE 802.11 b/g/n (2,5 GHz)
     
GPS:   Incorporado, com data e hora automáticas, e sensibilidade <1º
     
Alimentação:   Bateria recarregável Lithium-Ion, Tensão nominal de 8,4 V, Capacidade de pelo menos 1860 mAh; Duração da carga (CIPA): Aprox. 400 disparos; Tempo de carregamento: aprox. 180 min.; Carregador: 100-240 V 50/60 Hz 0,25 A com adaptadores
     
Ecrã táctil:   LED 2.95”, com revestimento anti-dedadas e anti-riscos; 1,04 Mio. Píxeis; Formato 3:2; Ângulo de visão: 170º; Cores: 16 milhões; Cobertura de campo: 100%
     
Display de topo:   LCD intensamente reflectivo monocromático de 1,28”; 128 x 128 pontos; Ângulo de visão de 120º; Revestimento anti-dedadas
     
Corpo da câmara:    
Material:   Alumínio polido
Protecção contra poeira e salpicos de água:   Fornecido
Interfaces:   USB 3.0 Micro tipo B; HDMI tipo A; Adaptador para ligações múltiplas para saída de áudio de 3,5 mm e entrada de áudio de 3,5 mm; Entrada para disparador por cabo; Calha de acessórios com contacto central para unidades de flash; X-jack standard; Interface multifuncional na base para um punho opcional
Rosca de tripé:   A 1/4 DIN 4503 (1/4”), com sistema de prisão anti-rotativo
Dimensões:   147 x 104 x 39 mm (L x A x P)
Peso:   Aprox. 771/847 g (com/sem bateria)
Condições de operação:   Temperatura: Aprox. 0º - 40º C; Humidade: Máximo de 85%
     
Conjunto de entrega:   Corpo da câmara, alça para a câmara, tampa para a montagem da objectiva, bateria, carregador de bateria com adaptador internacional, cabo USB 3.0, manual, cartão de garantia, pano de limpeza para objectivas Leica
     
Software:   Controlo Remoto (USB): Leica Image Shuttle SL
Controlo Remoto (Wi-Fi): app para Leica SL (Android / iOS)

 

Nova Leica SL (typ601) 

Regressar aos posts »