Cinclus Festival de Imagem de Natureza na Vila de Vouzela

21 janeiro 2014, terça-feira . Fotografia , Fotógrafos Convidados

 Cinclus- Festival de imagens da Natureza  

Não perca!

É já no próximo fim-de-semana, o Cinclus Festival de Imagem de Natureza na Vila de Vouzela.

À semelhança das três primeiras edições, no último fim de semana de janeiro, dias 25 e 26, Vouzela volta a ser palco para a realização do único festival de imagem de natureza do país.

O IV Cinclus Festival promovido pelo Município de Vouzela recebe pela quarta vez consecutiva os maiores nomes nacionais da Imagem de Natureza, numa iniciativa que conta uma vez mais com o apoio da Comercialfoto.

Já confirmadas estão as presenças dos fotógrafos Ruben Vicente, Ricardo Lourenço, Rui Bernardo, Pedro Narra e Gonçalo Pereira, este último diretor da Revista National Geographic Magazine.

O fotógrafo internacional convidado é Markus Varesvuo, da Finlândia, premiado em numerosos concursos de fotografia de natureza, com destaque no GDT Fotógrafo do Ano Europeu 2011.

O programa conta ainda com a exposição “Fragmentos de Vida” de João Petronilho e de David Guimarães, no Museu Municipal.

A iniciativa decorre uma vez mais no cine-teatro e a entrada é gratuita.

Mais informações em encontrofotonaturezaevidaselvagem.blogspot.pt e na página do evento no facebook

Cinclus Festival de Imagem de Natureza na Vila de Vouzela

Data: 25 e 26 de Janeiro  2013
Local: Vouzela
Entrada: Gratuita

 cartaz do cinclus - Festival de fotografia de Vouzela

Programa do CINCLUS - Festival de Imagem de Natureza CINCLUS

 Programa em versão PDF 

SÁBADO, 25JAN 2013     

10:30 - Inauguração da exposição “Fragmentos de Vida" de João Petronilho e David Guimarães no Museu Municipal de Vouzela, com a presença dos autores.

11:30 - Workshop “Fotografia de Aves em Plena Natureza":orientado por Markus Varesvuo. Auditório Municipal de Vouzela.

12:45 - PAUSA: almoço 

Cine-teatro – João Ribeiro

15:00 - Abertura do IV Cinclus - Festival de Imagem de Natureza de Vouzela: Eng.o Rui Ladeira,

Presidente do Município de Vouzela

15:15 - Apresentação slideshow "Entre o Caramulo e a Arada"  

15:25 - Luís Quinta "25 anos a Fotografar Natureza"

15:50 - Pedro Narra "Estuário"

16:15 - INTERVALO 

16:45 - Meios de Comunicar a Natureza I - Carla Castelo, jornalista de ambiente da SIC: "Reportagem de Ambiente em Televisão"

17:05 - Madalena Boto "A Vida Nocturna na Amazónia, 30 Anos Depois"

17:25 - Rui Bernardo “Fluorescências: a Cor que Não se Vê” 

17:45 - Markus Varesvuo "Ultimate Winter Birds"

18:35 - Fim

 

DOMINGO, 26JAN 2013

09:45 - Painel “Histórias por Detrás da Imagem”

- Maurício Soares "Fotografar Colibris"

- Ricardo Lourenço "Branco no Branco"

- Marco Correia "Lanius senator vs Lanius meridionalis do Estudo à Arte Final"

- Alexandre Vaz " Gabão, a Mão Invisível da Evolução"

10:30 - INTERVALO

11:15 - “Almada- Entre o Rio e o Mar” - Projecção integral do filme e sequências de bastidores. Conversa com os autores Luís Quinta e Ricardo Guerreiro

12:30 - PAUSA: almoço

14:30 - Ricardo Lourenço "Alentejo Selvagem"

14:50 - Rúben Vicente "Islândia, Terra de Fogo e Gelo, uma Perspectiva Pessoal" 

15:10 - Marco Correia "Fotografia e Vídeo: Referências Imagéticas para a Ilustração Científica" 

15:35 - INTERVALO

16:05 - Meios de Comunicar a Natureza II - Gonçalo Pereira, director da revista National Geographic Portugal: "Fotografar para a National Geographic: Processos, Abordagens e Temas em 13 anos de Trabalho"

16:30 - Alexandre Vaz e Madalena Boto "A Calhandra do Raso, uma das Aves Mais Raras do Mundo" 

16:55 - Markus Varesvuo "Best Bird Photos 2013"

17:45 - Colectivo Audiovisual de Fotógrafos de Natureza Portugueses

18:00 - Encerramento 

 

 fotografia de João Cosme - Fotógrafo de Natureza

Portfolio de Alguns dos participantes no Cinclus Festival 

Luís Quinta - Fotógrafo de Natureza

Colaborador regular da National Geographic Magazine e da revista Visão. Publicou mais de um milhar de artigos e reportagens na imprensa nacional. Diversos artigos e imagens publicadas na imprensa internacional. Autor de vários livros e colaborador em muitos outros. Formador na área da fotografia de natureza. Guia de passeios e safaris fotográficos em Portugal e estrangeiro. Vários prémios de grande destaque em concursos de fotografia de natureza em Portugal e no mundo. Co-autor do filme de história natural - Arrábida da Serra ao Mar e Almada entre o rio e o mar.

João Cosme - Fotógrafo de Natureza

Fotógrafo profissional de Natureza e Vida Selvagem, as fotografias de João Cosme encontram-se publicadas em inúmeras revistas nacionais e internacionais. As suas fotos têm ilustrado, folhetos de educação ambiental, postais, calendários, painéis informativos e tem publicado como Autor e Co-autor de diversos livros e guias de fotografia de natureza. O trabalho de João Cosme tem sido reconhecido internacionalmente, em diversos concursos de Fotografia de Natureza e Vida Selvagem, onde obteve vários prémios.Como Formador, nos últimos anos participou em diversas acções de formação de fotografia em Zonas Naturais e é convidado regularmente para realizar palestras em festivais de fotografia de natureza, em Portugal e no estrangeiro. 

Para além de todas estas actividades, sempre no âmbito da Fotografia de Natureza, João Cosme ainda arranja tempo para actualizar regularmente o seu blog: cinclusnatura.blogspot.pt , onde partilha regularmente os seus trabalhos e a sua visão sobre fotografia de natureza.

Markus Varevuo -  Fotógrafo da Natureza

Markus transformou seu hobby de observação de aves e fotografia ao longo da vida, em tempo integral na fotografia da vida selvagem profissional desde 2005. Premiado em numerosos concursos de fotografia de natureza, com destaque no GDT Fotógrafo do Ano Europeu em 2011.

Markus já publicou vários livros, entre eles os seus primeiros Aves bestseller internacional: Magic Moments em 2011 (Reino Unido, com edições em 6 idiomas), e em 2013 o Manual de Fotografia Bird (EUA e Alemanha), escrito em conjunto com colegas e amigos Jari Peltomäki e Bence Mate. Markus é um dos fundadores do site birdphoto.fi ; uma plataforma única que combina o trabalho de quatro concorrentes fotógrafos de natureza, oferecendo editores e pesquisadores de imagens, e qualquer pessoa que esteja interessada, uma extensa biblioteca de fotos de aves. O site possui cerca de 800 mil acessos à página principal de cada ano. Markus é membro Canon Explorer, e fez parte da equipe de fotógrafos  Wild Wonders of Europe. 

Ricardo Lourenço - Fotógrafo da Natureza

Ricardo Lourenço nasceu a 21 de Dezembro de 1982, na cidade de Portalegre, Portugal. Viveu toda a sua vida em contacto permanente com o meio natural e foi através dessa simbiose que foi construindo a sua perceção do mundo. Em 2007, pelo fascínio de querer conhecer "in loco" a vida selvagem que o rodeava e a crescente paixão pela fotografia, aliou estas duas áreas e começou por captar momentos usuais de vida selvagem. Fotografia após fotografia, começou a dar mais importância aos processos, metodologias e produtos resultantes do seu trabalho. O mundo das aves, principalmente, aguçou-lhe o apetite por imagens singulares de vida selvagem em Portugal. No final de 2011, iniciou um projecto intitulado "Alentejo Selvagem" com o qual pretendeu promover aquela que é maior riqueza de uma região -  a sua beleza natural. Com os seus trabalhos espera ajudar para o crescimento desta atividade no nosso país, e sensibilizar para a conservação de espécies e espaços ameaçados. 

Ruben Vicente -  Fotógrafo da Natureza

Foi há cerca de uma década que a fotografia surgiu como paixão para o lisboeta Ruben Vicente. As viagens e o mundo natural foram o mote para a descoberta fotográfica. Fascinado pela diversidade de culturas, paisagens fantásticas e pela vida selvagem do planeta Terra, a sua busca levou-o a locais tão diversos como Islândia, Birmânia, Marrocos ou Japão. Se alguma das suas imagens o fizer parar por um momento e pensar na importância da protecção ambiental e preservação cultural, terá então atingido o seu objectivo. 

Gonçalo Pereira - Jornalista

É jornalista, investigador e docente universitário. Encara o jornalismo como um processo para contar histórias com significativo colectivo. Não distingue reportagens sobre Ambiente, Ciência ou Património – tudo é jornalismo. Começou como repórter em 1994. Relatou política (de que não gostou) e desporto (que o apaixonou). Entrou para os quadros da edição portuguesa da National Geographic antes do lançamento, em 2000. Foi editor desde o primeiro número, em Abril de 2001, até Maio de 2006 e, desde então, dirige a revista. Mestre em comunicação social, com uma tese sobre as notícias de Ambiente, terminou em 2013 o doutoramento, estudando a representação dos novos riscos nas notícias. Lecciona na Universidade Católica Portuguesa, onde é também investigador de Estudos de Jornalismo. Tem um blogue (o Ecosfera Portuguesa) onde escreve quando os dias têm mais de 24 horas. 

Rui Bernardo - Fotografia Subaquática 

Mergulhador recreativo desde 2008, tirou o curso de fotografia subaquática CMAS em 2009 e desde então tem fotografado em todos os locais onde tem mergulhado: Portugal de norte a sul e ilhas. Desde 2009 que participa em competições de fotografia subaquática, área em que se tem especializado, obtendo o título de Campeão Nacional em Fotografia Subaquática no ano de 2013 (FPAS) É em Sesimbra que passa o maior parte do seu tempo a mergulhar, onde procura mostrar a sua visão dos seres que habitam abaixo da cota zero. 

Pedro Narra - Fotógrafo da Natureza

Pedro Narra nasceu em 1974, em Setúbal, cidade emblemática pelos seus habitantes do rio Sado os golfinhos roazes. Nos seus tempos de estudante passa as temporadas de férias escolares no Alentejo na vila de Amareleja, onde aprende a conhecer e identificar as espécies da região. Em 1998 funda a empresa pioneira na observação de golfinhos do Sado, a Vertigem Azul. Desde então a fotografia de natureza e vida selvagem passa a ocupar parte integrante da sua vida profissional. Actualmente vive em Tróia, junto à Reserva Natural do Estuário do Sado, um espaço que considera o seu estúdio de fotografia natural e que constitui um dos mais belos e últimos refúgios da vida selvagem em todo o território nacional. 

Regressar aos posts »