Tradeshow Comercialfoto 2013 - Lisboa - 7 de maio 2013

08 Maio 2013, quarta-feira . Fotografia , Comercialfoto , Fotógrafos Convidados

O Tradeshow Comercialfoto 2013 arrancou no Porto, às 11:00 com um workshop de Manuel Sousa sobre retrato e fotografia documental. Os participantes foram convidados a experimentar algumas máquinas e fazer testes de retrato, com a ajuda de uma modelo. A interação foi uma constante neste workshop. 

Ao mesmo tempo, noutra zona do evento, João Pinto, o CEO da Comercialfoto partilhava com alguns participantes a história da lendária marca de mochilas Lowepro.
Ficamos a saber que a Lowepro é a marca de mochilas mais copiada no mundo e que por isso mesmo está sempre a inovar e a criar novos produtos adaptados às necessidades dos diversos tipos de profissionais de fotografia. 

Lowepro é a marca de mochilas mais copiada no mundo

João Pinto, o CEO da Comercialfoto partilhou com alguns participantes a história da lendária marca de mochilas Lowepro

Um pouco depois do seminário de João Pinto terminar, Marcos Gutierrez da Datacolor esclareceu aos participantes algumas dúvidas sobre calibração de cores, e fez uma apresentação sobre o estado da arte da calibração de cores, com  soluções simples e acessíveis para calibrar o monitor, da Datacolor.

No final, Marcos Gutierrez  convidou todos os participantes a ir ter consigo para testar os produtos de calibração da datacolor e a fazer um download de um e-book gratuito sobre calibração de cores, uma área importante para todos os fotógrafos e designers, mas não só.

Neste seminário ficamos também a saber por exemplo, que é possível calibrar dois monitores com tecnologias diferentes para trabalhar em simultâneo, que já existe uma ferramenta de calibração de cor para o nosso iphone e o ipad, e que a datacolor está a desenvolver uma ferramenta de calibração para os smartphones android.

Marcos Gutierrez da Datacolor

Pausa para almoço às 13:00, com o sino do Mosteiro a marcar as Horas e o Staff do evento a revezar-se, num almoço volante muito original que decorreu no estúdio de fotografia de Pedro Brum, o nosso anfitrião na Quinta do Mosteiro de S. Salvador de Moreira.  Este foi o primeiro tradeshow que a Comercialfoto realizou e como tal surgiram alguns imprevistos. Um deles, foi a adesão inesperada ao workshop de Manuel Sousa, que fez com que o intervalo para almoço fosse um pouco adiado e a sessão da tarde tivesse início um pouco depois das 14:00. 

A seguir ao almoço, veio a Fotografia de Moda com Pedro Ferreira, um fotógrafo conceituado, que fotografa  frequentemente para a Vogue, GQ, Lux Woman e ELLE e que desabafou para a plateia que se sentia bem mais confortável a trabalhar do que a fazer este workshop. Talvez por isso tenha optado por fazer uma espécie de simulação de um trabalho de moda. E foi fascinante vê-lo a trabalhar.

Fotografia de Moda com Pedro Ferreira

Fotografia de Moda com Pedro Ferreira

Fotografia de Moda com Pedro Ferreira

Fotografia de Moda com Pedro Ferreira

Em simultâneo, na sala dos seminários, Miguel Coelho dava também início a um seminário sobre as Novidades Nikon de 2013.

Nikon Portugal - Tradeshow Comercialfoto 2013 

sony novidades action camera - tradeshow comercialfoto 2013

sony novidades - tradeshow comercialfoto 2013

Às 16:45, foi a vez do conhecido Actor e Modelo o Alexandre da Silva, nos revelar a sua faceta menos conhecida do público, a fotografia.

 A paixão pela fotografia, e o seu contacto com o mundo da moda conduziu Alexandre Silva até à Marca Olympus, tornando-o um perfeito conhecedor das câmaras mirrorless desta marca, para a qual já efetuou alguns Workshops.

Nesta apresentação revelou-nos um pouco da sua experiência com as câmaras mirrorless da Olympus e apresentou diversos trabalhos de Fotografia que já realizou. Também falou das vantagens e desvantagens, que a sua experiência  à frente das câmaras lhe proporciona quando está do outro lado, como fotógrafo e no relacionamento com os modelos para os seus trabalhos como fotógrafo.

Actor, Modelo e Fotógrafo - Alexandre da Silva

Actor, Modelo e Fotógrafo - Alexandre da Silva

Foi difícil abandonar este workshop, para podermos espreitar o seminário de João Cosme, que à mesma hora nos explicava os seus truques para fotografar a natureza em acção.

Algumas das fotos fascinantes com que nos brindou, foram conseguidas após a meses de preparação. João Cosme revelou que consome muitas horas do seu trabalho na preparação dessas fotos e que é necessário estudar os hábitos da espécie a fotografar, por vezes até, acompanhando os biólogos no terreno.

Para ganhar a confiança do animal, a fotografar, são necessárias muitas horas de solidão dentro de um abrigo ou camuflado, de forma a não o incomodar e assim conseguir captar uma foto vibrante do espécime em acção, no seu ambiente natural. Quer seja um morcego, um guarda-rios ou uma víbora. 

João Cosme revelou  que chega a usar uma objectiva Sigma de 500mm, para se aproximar dos animais sem os pertubar e que procura tirar partido da luz natural para evitar o uso de flashes.

Mas, como neste tipo de fotografia as condicionantes do meio em são inúmeras, a experiência no terreno e capacidade de engenho, parecem constituir a fórmula mágica de João Cosme.   

Por fim, para fechar com chave-de-ouro, mais um grande dilema.

Tínhamos de optar entre o Pedro do Canto Brum a mostrar como se faz magia em fotografia de produto ou Manuel GomesTeixeira a revelar os segredos da Platinotipia. 

Pedro Canto Brum fotógrafo 

Manuel Gomes Teixeira, fotógrafo e impressor, apresentou um dos mais nobres, delicados e permanentes processos de impressão a P&B, vulgarmente apelidado de Platinotipia e explicou como as tecnologias digitais de imagem fizeram renascer este processo histórico que tendo origem no Séc XIX, esteve esquecido durante meio século.  

Os participantes ficaram assim, a conhecer algumas das peculiaridades históricas, estéticas e técnicas que este processo de impressão fotográfica permite, potenciado pelas possibilidades mais recentes de produção de negativos digitais.

Foram também esxpostas alguma platinotipias produzidas directamente a partir de negativos digitais gerados com a nova Leica Monochrom.

Tem-se assistido nos últimos tempos a um renascer do interesse por técnicas de impressão fotográficas ancestrais, em contraponto à massificação generalizada dos métodos digitais de impressão. Por isso, achamos interessante e oportuno fazer a divulgação deste processo, tendo em vista a sua importância e carácter único.

Manuel GomesTeixeira a revelar os segredos da Platinotipia.

 

Em resumo.

O Actor e Modelo o Alexandre da Silva, revelou a sua grande paixão, a fotografia.

O Tradeshow Comercialfoto 2013, no Porto, foi uma maratona de formação com alguns dos melhores profissionais de fotografia em Portugal, que tiveram a simpatia, de nos oferecer o seu tempo para nos brindar com os seus conhecimentos e de partilhar as suas experiências.

Para nós, Comercialfoto, foi uma experiência muito gratificante e ficamos positivamente surpreendidos com o profissionalismo de todos os envolvidos neste evento.

Esperamos sinceramente, que para si tenha sido também uma experiência válida e enriquecedora!

E a todos quantos participaram e ajudaram a divulgar este evento, o nosso muito obrigado!

 

 

 

   

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