Sigma by Comercialfoto - Melhor Garantia e Bom Preço!

26 agosto 2011, sexta-feira . Comercialfoto

 by Comercialfoto

Escolha… Sigma by Comercialfoto

Nós aqui na Comercialfoto - representante oficial da marca Sigma em Portugal - temos observado que muitos clientes optam por comprar as suas objectivas Sigma em sites cujas empresas estão sediadas fora de Portugal. Os mais apetecíveis são os da Alemanha, França, Luxemburgo, Andorra, etc, porque os preços aparentam ser mais baratos.

Depois quando acontece algum problema (as qualidade das nossas objectivas é soberba, mas por vezes acontece), cá vem elas parar aos nossos serviçosde assistência técnica. Mas que obrigatoriedade temos nós de honrar uma garantia? E qual o prazo de garantia?

Mas…falaremos disso mais adiante.

Bem e a questão dos preços?

Como sabemos, Portugal assim com toda a Europa está a passar por momentos complicados, em termos económicos. Muitos retalhistas e grossistas por essa Europa fora estão “atulhados” de mercadoria ( sobretudo modelos mais antigos) que precisam de vender rapidamente para reduzir inventários e realizar capital. Isso leva a uma queda generalizada de preços. Alem do mais as lojas virtuais, tem custos muitíssimo inferiores aos grandes grupos com lojas físicas.

Estas oferecem no entanto uma enorme oferta de produtos que podemos tocar e muitas vezes testar antes da compra. Numa outra vertente, nas lojas especializadas de comércio tradicional, podemos encontrar um serviço mais atento e profissional, geralmente com pessoal mais conhecedor e mais capacitado a dar um melhor aconselhamento.

Tudo isto deve ser levado em conta quando fazemos a nossa escolha.

Ah, mas ainda a questão dos preços!

Para que possa Escolher … Sigma by Comercialfoto, e como sabemos que o preço conta:

… a partir de 1 de Setembro, vão começar a aparecer grandes campanhas em produtos Sigma! Consulte os nossos site em www.comercialfoto.pt e https://lojab2b.comercialfoto.pt, para ver os detalhes. Os preços vão baixar, o prazo de garantia vai subir. Algumas objectivas terão ofertas especiais. Enfim uma grande campanha para incentivar o consumidor a comprar Sigma em Portugal, e assim ajudar a nossa economia.

Ah, e a questão das garantias?

Importa aqui esclarecer alguns pontos em relação ao isso pois existem alguns equívocos quanto às nossas obrigatoriedades legais, nesta matéria.

O decreto-lei 67/2003 e o 84/2008, claramente referem que o primeiro responsável pela garantia do produto é a entidade que vende, ou seja o retalhista (loja física ou loja de internet). Mais a frente diz igualmente que o consumidor pode optar por fazer a sua reclamação ao retalhista, ou optar por o fazer directamente ao produtor ou seu representante (existem diferenças nos direitos dos consumidores se optarem pela reclamação a uma ou outra entidade, mas não irei tocar neste texto essas questões).

Ora o decreto-lei na alínea b do nº2 do artigo 6º, refere um ponto que para nós e para o consumidor da internet é crucial e que é: “ O produtor não é responsável pela garantia do produto se não o colocou em circulação”. Ou seja claramente aquilo que a Comercialfoto não importa, e não vende através dos seus retalhistas autorizados, não coloca em circulação em Portugal, daí não tem qualquer obrigatoriedade legal para com esses produtos.

Produtos Sigma comprados a retalhistas que não os compraram a nós, são os retalhistas os responsáveis por essa garantia.

Assim, o consumidor que quiser ver os seus direitos completamente satisfeitos quando compra Sigma fora de Portugal terá em primeira instancia que colocar o problema á entidade aonde adquiriu o produto.

Mas então que obrigações tem o representante Sigma em Portugal?

1. Honra as garantias de todos os produtos Sigma vendidos pelos nossos retalhistas oficiais, de acordo com o decreto-lei em vigor.

2. Presta serviço fora de garantia a todos os produtos Sigma mediante um pagamento normal de prestação de serviços técnicos que inclui mão-de-obra e peças. 3. Honra uma “International warranty” de 1 ano, face ao nosso acordo de representante com a Sigma Japão.

Claro que desde que somos representantes da marca que nunca negamos prestar assistência aos produtos Sigma quer eles sejam ou não comprados em Portugal, e isso vai continuar a acontecer; mas o que quero chamar a atenção de todos é que as condições de garantia e os direitos dos consumidores que aqui vem com produtos comprados “lá fora” são substancialmente diferentes (ver ponto 3) daqueles que nos procuram com produtos Sigma comprados localmente em retalhistas oficiais (existem sites Portugueses que também compram os produtos Sigma fora de Portugal).

Em Setembro quando divulgarmos mais notícias sobre as campanhas irá saber como descobrir se o produto Sigma que vai comprar é ou não importado por nós.

Um forte abraço a todos

João Pinto Director Geral  da Comercialfoto

João Carlos Pinto
Director - Geral

 

Regressar aos posts »